25 de Janeiro 2013
Postado por: CTMGEO

CREA-PR e Prefeitura de Cascavel parceiros no desenvolvimento do Geoportal

O CREA-PR e a Prefeitura de Cascavel desenvolveram um projeto intitulado GeoPortal, apresentado em junho do ano passado em São Paulo, no MundoGeo#Connect Latin America 2012, maior e mais importante evento do setor geoespacial na América Latina.

O GeoPortal é um sistema de mapeamento que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do município. Segundo o ex-secretário de planejamento da cidade, Ronald Peixoto Drabik, que realizou a apresentação do trabalho, o portal é uma forma de proporcionar transparência na gestão pública. “O objetivo é fornecer ao cidadão, de maneira ágil e rápida, informações sobre as parcelas (lotes), como seu número de cadastro (ou inscrição imobiliária), utilização, área, testada e outras informações cadastrais”, diz. “Com as informações disponibilizadas no site da prefeitura a população pode consultar localização, área, imagens, viabilidade, zoneamento dos terrenos, entre outros.”

Estavam presentes na apresentação a equipe responsável pelo desenvolvimento do portal, o engenheiro civil Máicon A. Canal, da Prefeitura de Cascavel, o engenheiro cartógrafo Giovani Castoldi, do Departamento de Tecnologia da Informação do CREA-PR, o consultor e doutor Marcos A. Pelegrina, e o diretor tesoureiro do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves.

Segundo Drabik, o trabalho foi apresentado em um painel juntamente com os municípios de Porto Alegre e Campinas. “A repercussão foi excelente e é preciso ressaltar o trabalho da equipe qualificada que esteve à frente do desenvolvimento e a parceria com o CREA-PR, cujo resultado poderá ser estendido a outros municípios paranaenses”, avalia.

O GeoPortal foi também tema de apresentação recente na Conferência Nacional de Gestão Pública, realizado em Brasília. O GeoPortal pode ser acessado no site http://geoportal.cascavel.pr.gov.br

Fonte: CREA-PR

Publicado em: Notícias

Mande seu comentário